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Amortecedor: saiba qual a importância e quando trocá-lo

Amortecedor: importância e quando trocar

O amortecedor amortece os impactos entre o carro e o piso. Fundamental na segurança, frenagem e estabilidade do veículo, principalmente em curvas.

Referido como um dos itens do “Triângulo da Segurança”. É o item que têm de estar em perfeito estado para garantir a segurança na condução. Pois é importante em situações de curvas e desvios bruscos.

Em freadas isso também ocorre, podendo haver perda de efetividade e aumento na distância percorrida nessa situação.

Em ruins condições na suspensão dianteira, faz o volante trepidar devido ao rechicoteamento das rodas.

Sistemas de segurança:

Sistemas de segurança, controle de tração e estabilidade, só irão fazer as corretas medições e atuações. isso se os amortecedores do veículo estiverem em perfeito funcionamento.

Até o desgaste de pneus pode ser 20% maior em caso de uso prolongado junto a amortecedores danificados.

Se estiverem ruins, o carro vai aquaplanar.

Pois não irá gerar carga suficiente para manter a suspensão para baixo. Consequentemente diminuirá a lâmina de água entre o piso e o pneu.

Amortecedor: quando chegou ao fim de sua vida útil?

Geralmente, alguns sinais ficam claros quando necessitam ser substituídos.

Além disso, também é sentido geralmente ao se passar por ondulações mais fortes no piso (como lombadas),

onde se percebe que o carro balança de forma mais contínua, chacoalhando várias vezes.

Sobretudo, outro sinal comum que mostra que eles não estão bem são os vazamentos do óleo.

(detectados quando houver pingos de lubrificante sob a roda, por exemplo, ou pelo suor ao redor da peça).

Um teste prático que pode verificar a situação de correto funcionamento é chacoalhar o carro várias vezes para cima e para baixo, e depois soltá-lo.

Amortecedor: Shock Tester

Ao soltar, o carro deve fazer somente mais um movimento e parar. Se continuar balançando mais vezes, é sinal que o funcionamento do mesmo já não é mais 100%.

Mas somente esse teste simples não é o suficiente. O mesmo deve ser feito de preferência em um equipamento chamado “Shock Tester”, que mede a eficiência e ressonância.

Ademais, quanto à quilometragem exata para troca, isso varia de veículo para veículo,

podendo ser de 40 mil km a 80 mil km. Isso dependendo do uso feito, tipo de piso ao qual o carro é constantemente submetido, etc.

Ademais, evitar ruas esburacadas ou com terreno muito irregular pode ajudar a preservar seus amortecedores

(assim como o restante dos componentes da suspensão).

Caso necessite passar por ruas assim, trafegue mais devagar e com atenção redobrada para evitar buracos e fortes pancadas.

Além disso, troque em pares, para evitar que um velho diminua a vida útil do novo instalado.

Alinhamento pode ser necessário ao se mexer na suspensão.

Portanto, caso não perceba nenhum dos sintomas acima citados, mantenha as revisões periódicas em dia. Também procure verificar sempre junto ao seu mecânico de confiança se eles estão perfeitos.

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