Fale com um de nossos atendentes:

Amortecedores a gás: Como funcionam?

O sistema de suspensão é muito importante em um veículo, pois ele auxilia na estabilidade, frenagens, e a suavizar trepidações e choques vindos do solo, principalmente em superfícies mais irregulares.

Um componente vital desse sistema é o amortecedor, que deve estar em bom estado para evitar a diminuição da vida útil dos demais componentes da suspensão e prevenir perdas do controle da direção.

Se você quer saber mais sobre o funcionamento dos amortecedores pressurizados a gás, hoje trazemos uma análise completa, portanto fique conosco e acompanhe!

 

Amortecedores a gás: Como funcionam?

Antes de vermos como funciona o amortecedor pressurizado a gás, vamos dar uma olhadinha no amortecedor convencional, cujo funcionamento é a óleo.

O amortecedor convencional possui um óleo especial, feito para resistir à muita pressão e altas temperaturas. Esse óleo fica no interior do amortecedor com oxigênio, controlando o movimento de encolher, e o movimento de subida é empurrado por molas.

Conforme o amortecedor vai sendo utilizado, o óleo vai se misturando com o oxigênio, o que forma bolhas e acaba por diminuir o poder do amortecedor e sua vida útil.

Já os amortecedores pressurizados, possuem em seu interior nitrogênio sob pressão em baixas temperaturas. Isso faz bastante diferença no trabalho do componente, pois a resistência ao encolhimento é assim que a pressão na extremidade é diminuída, ele mesmo já inicia o movimento de extensão.

Tudo isso é visível no veículo, que fica com a carroceria mais rígida e o conjunto total do veículo muito mais estável, além de mais confortável. Outro ponto positivo deste modelo, é que na sua construção, o óleo utilizado para a movimentação da peça não reage com o nitrogênio.

Isso garante um amortecedor com movimentação sempre uniforme, e sem oxidação. Assim, sua vida útil é maior, inclusive as garantias de amortecedores pressurizados é em torno de 2 anos.

Cada dia mais vemos a oferta de amortecedores a óleo diminuindo e dando espaço para os pressurizados.

 

Dicas de manutenção

Daremos agora, algumas dicas de como você deve cuidar do seu sistema de suspensão e realizar a manutenção preventiva, para estar com o veículo sempre seguro. Confira:

  • Não passe com o veículo na diagonal nas lombadas. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, isso é uma atitude que ao invés de auxiliar o veículo prejudica muito os amortecedores, pois joga a pressão toda de um lado só. Isso pode acabar gerando empenamentos, ruídos e folgas nas peças;
  • Não coloque sobrecarga de peso no veículo, pois isso interfere na ação dos amortecedores e pode acabar comprometendo a estabilidade, além de tornar a rodagem desconfortável;
  • Para quem faz trilhas e trafega por estradas de terra lembre-se: a lama e o barro quando secam podem comprometer a suspensão. Isso pode acontecer porque, caso pequenos detritos, como terra e areia entrem em contato com a haste ou o retentor, seu funcionamento é afetado.

E essa foi nossa análise dos amortecedores a gás! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto!

Para garantir os seus amortecedores pelas melhores condições de pagamento do mercado, conte com a Carioca Pneus: (21)4040-4701

Até as próximas dicas!

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora