Os amortecedores de um carro, tem como função principal fornecer ao motorista mais segurança, através da estabilidade do automóvel e proporcionar maior conforto ao conduzir. Ele também controla os movimentos de abertura e fechamento das molas, mantendo assim o contato dos pneus com o solo.
Amortecedores em boas condições diminuem a distância de frenagem, controla a movimentação das molas e sustenta o alinhamento das rodas. Os amortecedores são formados por dois componentes que se movimentam entre si. Por intermédio das molas, controlam os movimentos e diminuem as variações do solo.
A ação dos amortecedores podem ser controladas por fluidos hidráulicos ou pressurizados. Desta forma no mercado você vai encontrar amortecedores tradicionais, ou hidráulicos e também os pressurizados, mais utilizados em carros modernos.
Os amortecedores hidráulicos são também conhecidos como amortecedores tradicionais ou convencionais. Sendo esses bi-tubulares, ou seja, possuem um tubo externo, reservatório de óleo e um tubo externo, câmara de trabalho do pistão.
Em seu interior existe um óleo, elemento principal para gerar a ação de amortecimento e que controla a movimentação do veículo e o ar atmosférico. Trata-se de um óleo de base mineral formulado especialmente para esta aplicação.
A formulação desse óleo contém aditivação com antiespumantes, para evitar a espuma, que enfraquece a carga hidráulica e também a cavitação, causada pela própria aeração, que pode causar desgaste interno no amortecedor.
Conforme o trabalho do amortecedor, que se faz com o movimento de sobe e desce da haste, o óleo e o ar podem se misturar, causando vazios de acionamento no pistão, principalmente em altas velocidades de acionamento.
A cada quilômetro percorrido, o amortecedor é acionado 2.625 vezes, ao percorrer 20 km por dia, o amortecedor de seu carro será acionado 52,5 milhões de vezes.
A troca dos amortecedores deve ser feita quando houver algum sinal de desgaste indicando que sua vida útil chegou ao fim. Amortecedores devem ser trocados aos pares ou todos ao mesmo tempo.
Existe um consenso de que a revisão dos amortecedores deve ser feita, em média, depois de 40 mil quilômetros rodados. O que não significa que devam ser substituídos.
A durabilidade dos amortecedores vai depender de muitos fatores, tais como, o modo de como o veículo é conduzido e também o tipo de terreno em que se transita.
Observe estes 5 sinais de que seu carro poderá apresentar quando chegar a hora de sua troca:
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