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Amortecedores Pressurizados: Vale a pena?

Com o desenvolvimento das suspensões dos carros, cada vez mais modernos atendendo aos diversos design, a indústria automobilística teve que experimentar novas formas de manter a estabilidade dos veículos, mesmo em pisos irregulares. Os amortecedores pressurizados são parte importante desse desenvolvimento.

No sistema de suspensão dos veículos, os amortecedores são responsáveis por conter e controlar os movimentos da mola, mantendo a carroceria equilibrada e o pneu em contato com o solo.

 

O que são Amortecedores Pressurizados?

Os amortecedores pressurizados, assim como os convencionais, também funcionam em uma lógica de dois tubos distintos. Em um deles, há óleo fluido, no outro há gás nitrogênio.

O gás nitrogênio força o óleo fluído para a câmara de amortecimento, sendo uma tecnologia que impede a mistura entre ambos os elementos. Com isso, o mecanismo está sempre preparado para os movimentos de abertura e fechamento das molas, mesmo que a velocidade do veículo esteja mais elevada ou em condições de utilização mais intensas.

O selo de vedação ou retentor é especial para esse tipo de amortecedor. Possui um lábio para prevenir a entrada de pó ou sujeira e dois lábios que previnem o vazamento de óleo. A base do selo é flexível, funcionando como uma válvula de retorno do gás, mantendo a pressão de gás somente no tubo reservatório.

O amortecedor pressurizado está sempre no seu melhor desempenho, tanto de estabilidade, quanto de conforto durante a direção e absorção dos impactos de terrenos acidentados.

 

Função do gás Nitrogênio

O gás nitrogênio consegue diminuir a temperatura interna do fluido para manter as cargas de tração e compressão elevadas. Quando o carro é submetido as imperfeições do solo que irão gerar alta frequência de trabalho, os componentes internos do amortecedor tende a subir a temperatura.

O gás nitrogênio também auxilia a manter o tubo de pressão sempre preenchido de óleo, eliminando possíveis vazios de acionamento.

 

Quais são as vantagens dos Amortecedores Pressurizados utilizados nos carros de passeio?

  • A presença do gás nitrogênio evita a formação de bolhas de ar no óleo – essas bolhas são formadas quando os amortecedores alcançam altas temperaturas ou quando há movimentação intensa da suspensão.
  • Esse processo de formação de bolhas de ar no óleo do amortecedor é denominado aeração ou cavitação. Durante sua ocorrência há uma leve perda momentânea de carga do amortecedor.
  • A pressão do gás nitrogênio no tubo do reservatório pressiona o óleo para o tubo de pressão, mantendo-o sempre cheio, sem a presença de bolsas de ar. Isso auxilia na preparação do amortecedor antes da sua instalação.
  • O gás nitrogênio produz uma ação mais rápida no trabalho do amortecedor. Durante a movimentação de abertura e fechamento do amortecedor a pressão do gás nitrogênio pressionará constantemente o óleo a preencher os espaços livres decorrentes do movimento do pistão.

Isto irá produzir uma reação quase instantânea aos amortecedores. Como resultado, o desempenho do amortecedor é mais constante e melhora ainda mais o contato do pneu com o pavimento, trazendo melhor dirigibilidade e segurança ao motorista e passageiros.

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