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Como fazer rodízio de pneus 4×4?

A correta manutenção dos pneus considera como boa prática o rodízio. O rodízio é uma técnica que visa ampliar a durabilidade dos pneus com o simples reposicionamento dos pneus no veículo.

Contudo, fica o questionamento: E nos veículos com tração quatro por quatro? Existe diferença? Posso fazer o rodízio da mesma forma?

Hoje veremos a forma correta de se realizar o rodízio nos veículos 4×4, caso contrário ele não surtirá o efeito desejado. Por isso, fique com a gente e acompanhe!

 

Como fazer rodízio de pneus 4×4

Como mencionamos, o rodízio de pneus é uma prática de quem faz a manutenção constante do sistema de suspensão e dos pneus de uma forma geral, e inclusive grandes fabricantes como Michelin e Bridgestone afirmam que o rodízio é uma maneira de prolongar a vida útil dos pneus.

E se você está se perguntando qual é a importância do rodízio, a resposta é simples. Os pneus se desgastam de maneira desigual, mesmo em veículo 4×4, que tem tração nas quatro rodas, afinal não se usa 4×4 ligado o tempo todo.

Portanto, os pneus que estão no lado da tração se desgastam mais rápido por uma questão óbvia. Se a diferença entre os pneus é pequena, não há problema, porém conforme essa diferença entre os pneus vai aumentando, a dirigibilidade do veículo pode ser prejudicada.

E outro ponto é que, se o pneu estiver desgastado demais, você terá que trocá-lo antes da hora desejada. Algo que ninguém quer, portanto o rodízio é algo positivo.

Rodízio em pneus 4×4

O tipo de rodízio recomendado para veículos 4×4 e mais eficiente também, é o em formato de “X”. Para se fazer o rodízio em “X” deve-se trocar a roda dianteira direita com a traseira esquerda, e a traseira direita com dianteira esquerda, formando dessa maneira, um “X”.

Existem diferentes tipos de pneus e eles exigem atenção na hora da montagem e do seu reposicionamento, principalmente os unidirecionais e os assimétricos.

 

Pneus unidirecionais

Os modelos unidirecionais, como o próprio nome já sugere, possuem um desenho de banda de rodagem que vai em apenas um sentido, uma direção.

Por isso, a montagem no sentido errado acaba tirando parte da eficiência do pneu, além de desgastá-lo mais rápido. Por isso, quando for reposicionar esse tipo de pneu, lembre-se do sentido correto da rodagem do pneu.

 

Pneus assimétricos

Assim como os unidirecionais, os pneus assimétricos também possuem um design diferente em suas bandas de rodagem. Ao observar um pneu assimétrico, é possível notar que a parte do pneu voltada para a carroceria tem um desenho diferente da parte voltada para o exterior.

Dessa maneira, quando você for reposicionar os pneus assimétricos, tome cuidado com as partes “externas” e “internas” dos pneus, sempre voltando-as para os lados corretos.

E essas foram as dicas de hoje sobre rodízio de pneus para veículos 4×4! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto, porém caso tenha ficado algum questionamento, deixe-o abaixo! E para garantir o seu rodízio corretamente, conte com a Carioca Pneus: (21)4040-4701

Até a próxima!

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