O sistema de suspensão de um veículo, é um dos seus elementos principais, responsável por absorver os impactos e irregularidades do solo, mantendo a estabilidade do mesmo. Composto por um conjunto de peças que são responsáveis pela estabilidade do veículo.
Graças ao sistema de suspensão é que o carro mantém a estabilidade nas curvas e que podemos ter conforto e segurança em manobras e frenagens.
O amortecedor é um componente montado entre a carroceria e a roda, uma de suas extremidades se conecta à manga do eixo, de forma que fique solidária aos movimentos da roda. A outra extremidade é conectada à carroceria.
Sempre que a mola começa a oscilar, o amortecedor exerce uma força contrária ao movimento da mola, realizando a supressão da oscilação. Dessa forma evita-se o movimento descontrolado da roda, o que facilmente a faria perder contato com o solo e manter a roda em contato com o solo é a principal função da suspensão.
São amortecedores hidráulicos telescópicos aplicados em suspensões mais simples, como eixo de torção. Os amortecedores convencionais podem ser de simples ou dupla ação e hidráulicos ou pressurizados.
Os amortecedores são compostos pelos seguintes componentes:
Os amortecedores são fixados em dois pontos na carroceria. A fixação não pode ser 100% rígida, para isso são utilizados “coxins” ou “buchas” de borracha em forma olhal, por onde um parafuso atravessa até chegar ao furo rosqueado na carroceria.
Também chamado de “selo de vedação”, o retentor proporciona a vedação do amortecedor em relação ao movimento de sua haste. Além de prover a vedação do amortecedor, o retentor também ajuda a manter a pressão interna em níveis adequados.
O pistão do amortecedor, ou “êmbolo”, se movimenta dentro de um cilindro e divide este em câmaras. Estas são formadas a frente e atrás do pistão, sendo zonas de alta e baixa pressão que denominam-se “câmara de tração” e “câmara de compressão”.
O pistão comprime o óleo do amortecedor e ao mesmo tempo, oferece a este uma passagem de pequeno diâmetro para escoamento, em movimento descendente. No movimento ascendente, ele comprime o óleo que atravessou no movimento anterior. Novamente com uma de suas válvulas abertas, obtém o efeito de amortecimento permitindo que o óleo escoe por um orifício.
Estão localizadas no pistão do amortecedor, permitem a comunicação entre as câmaras formadas pelo pistão dentro do cilindro quando este se desloca. As válvulas abrem e fecham liberando e cessando a passagem de óleo de uma câmara para a outra, realizando supressão das oscilações da suspensão.
É a parte interna do corpo dos amortecedores, por esta se desloca o pistão, que com suas faces e as paredes do cilindro, formam as câmaras do amortecedor. Nestas o óleo é comprimido e transferido para a outra câmara, obtendo o controle das oscilações da suspensão.
O cilindro não pode ter atrito com pistão que, embora estejam ambos em contato com o óleo, internamente o amortecedor deve ter uma superfície lisa, para fácil deslocamento do pistão.
Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto e até a próxima dica!
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