Fale com um de nossos atendentes:

Componentes do Amortecedor: Saiba quais são!

O sistema de suspensão de um veículo, é um dos seus elementos principais, responsável por absorver os impactos e irregularidades do solo, mantendo a estabilidade do mesmo. Composto por um conjunto de peças que são responsáveis pela estabilidade do veículo.

Graças ao sistema de suspensão é que o carro mantém a estabilidade nas curvas e que podemos ter conforto e segurança em manobras e frenagens.

Como funciona um amortecedor

O amortecedor é um componente montado entre a carroceria e a roda, uma de suas extremidades se conecta à manga do eixo, de forma que fique solidária aos movimentos da roda. A outra extremidade é conectada à carroceria.

Sempre que a mola começa a oscilar, o amortecedor exerce uma força contrária ao movimento da mola, realizando a supressão da oscilação. Dessa forma evita-se o movimento descontrolado da roda, o que facilmente a faria perder contato com o solo e manter a roda em contato com o solo é a principal função da suspensão.

Amortecedores Convencionais

São amortecedores hidráulicos telescópicos aplicados em suspensões mais simples, como eixo de torção. Os amortecedores convencionais podem ser de simples ou dupla ação e hidráulicos ou pressurizados.

Componentes do Amortecedor

Os amortecedores são compostos pelos seguintes componentes:

  • Buchas;
  • Retentor;
  • Pistão;
  • Válvulas:

Buchas

Os amortecedores são fixados em dois pontos na carroceria. A fixação não pode ser 100% rígida, para isso são utilizados “coxins” ou “buchas” de borracha em forma olhal, por onde um parafuso atravessa até chegar ao furo rosqueado na carroceria.

Retentor

Também chamado de “selo de vedação”, o retentor proporciona a vedação do amortecedor em relação ao movimento de sua haste. Além de prover a vedação do amortecedor, o retentor também ajuda a manter a pressão interna em níveis adequados.

Pistão

O pistão do amortecedor, ou “êmbolo”, se movimenta dentro de um cilindro e divide este em câmaras. Estas são formadas a frente e atrás do pistão, sendo zonas de alta e baixa pressão que denominam-se “câmara de tração” e “câmara de compressão”.

O pistão comprime o óleo do amortecedor e ao mesmo tempo, oferece a este uma passagem de pequeno diâmetro para escoamento, em movimento descendente. No movimento ascendente, ele comprime o óleo que atravessou no movimento anterior. Novamente com uma de suas válvulas abertas, obtém o efeito de amortecimento permitindo que o óleo escoe por um orifício.

Válvulas

Estão localizadas no pistão do amortecedor, permitem a comunicação entre as câmaras formadas pelo pistão dentro do cilindro quando este se desloca. As válvulas abrem e fecham liberando e cessando a passagem de óleo de uma câmara para a outra, realizando supressão das oscilações da suspensão.

Cilindro

É a parte interna do corpo dos amortecedores, por esta se desloca o pistão, que com suas faces e as paredes do cilindro, formam as câmaras do amortecedor. Nestas o óleo é comprimido e transferido para a outra câmara, obtendo o controle das oscilações da suspensão.

O cilindro não pode ter atrito com pistão que, embora estejam ambos em contato com o óleo, internamente o amortecedor deve ter uma superfície lisa, para fácil deslocamento do pistão.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto e até a próxima dica!

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora