Geometria de Direção

Quando o automóvel é projetado, as rodas, as colunas de suspensão e todos os componentes de direção estão alinhados com a carroçaria e conforme o uso do automóvel esses ângulos podem sair de seu valor nominal. Sendo assim é necessário conferirmos com regularidade a geometria de direção e suspensão do veículo para a manutenção adequada do mesmo.

O Alinhamento da suspensão também deve ser conferido. Este ângulo esta relacionado com o alinhamento de direção do veículo. Ao dirigir, o condutor pode perceber que o carro tende a seguir para um dos lados de direção e isto ocorre devido a um grande impacto no sistema de suspensão e direção.

Quando fazer Geometria de Direção e Suspensão

  • Quando do alinhamento de direção, for detectado que os ângulos de convergência, divergência, câmber, e cáster estiverem em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.
  • Quando as rodas apresentarem dificuldade para voltar à posição inicial após qualquer deslocamento.
  • Sempre por ocasião da troca dos pneus.
  • Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo.
  • Preventivamente a cada 10.000 km.
  • Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares internos ou externos, na área do ombro, escamas na banda de rodagem ou em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo.
  • Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha.
  • Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos.
  • Quando a direção do veículo estiver pesada e o volante apresentar endurecimento ao esterçar.