Fale com um de nossos atendentes:

O que são pneus run flat?

Se você costuma pesquisar antes de comprar os pneus para o seu carro, você já deve ter se deparado com a tecnologia run flat em alguns pneus. Mas a pergunta é: o que são pneus esses pneus run flat?

Então, numa tradução livre, run flat seria “rodar vazio”, ou seja, esses são pneus que conseguem rodar sem ar, diferente de um pneu tradicional que sem a pressão não dá conta de continuar sustentando o carro.

 

O que são pneus run flat?

Para entendermos melhor os pneus com tecnologia run flat, é importante entendermos os pneus convencionais. Num modelo normal, o ar comprimido no interior do pneu é um dos principais responsáveis pelo sustento do peso do veículo.

Quando acontece alguma perfuração ou corte e o ar sai, as laterais se dobram, o pneu acaba se deformando até os aros da roda tocarem na banda de rodagem. Nos pneus flat o ar comprimido também tem o seu papel de sustentação, só que o sistema é um pouco diferente.

Os pneus run flat possuem um reforço estrutural nas laterais, além de um reforço no talão de fixação da roda. Ou seja, quando acontece alguma perfuração ou corte, por mais que o ar saia, o pneu consegue suportar o peso do veículo graças a esses reforços laterais.

 

Pontos positivos e negativos

Um ponto muito interessante é que esse tipo de pneu dispensa o uso de estepe, uma vez que você não se vê na obrigação de parar o veículo e trocar o pneu avariado para seguir viagem, o que inclusive dá mais espaço no porta malas do carro.

Isso é muito interessante, afinal de contas a tarefa de trocar os pneus não é das mais agradáveis, principalmente se for sob condições climáticas difíceis ou em locais ermos. Inclusive, caso um pneu estoure (o que é mais difícil hoje em dia), fica mais fácil de manter o controle do carro.

Entretanto, existem certas obrigações para os veículos que utilizam os run flat. O sistema de monitoramento da pressão, ou em inglês Tyre Pressure Management System vai avisar o motorista caso algum pneu perca a pressão interna e comece a rodar apoiado apenas nos reforços laterais.

E isso é muito importante, pois uma vez que isso aconteça, o motorista não pode ultrapassar uma velocidade máxima de 80 km/h e não deve percorrer mais do que 80 quilômetros.

Por isso é importante saber quando o pneu esvaziou, para não rodar mais do que se deve, nem acima da velocidade indicada. Caso você se pergunte como é a sensação do flat vazio, é como se você estivesse dirigindo com um pneu convencional mal calibrado, com a pressão muito baixa, porém não vazio.

É válido ressaltar que não há relação de proporção entre a velocidade e a distância que run flat permite você rodar, ou seja, mesmo que você dirija a 60 km/h isso não aumenta a distância máxima que você poderá percorrer.

Da mesma maneira que, se a borracharia ou concessionária aonde você for fazer o reparo estiver bem próxima, não passe da velocidade recomendada de 80 km/h.

E essa foi a nossa análise dos pneus com a tecnologia run flat! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto, mas caso tenha ficado algum questionamento, deixe-o abaixo!

Para garantir os seus pneus run flat pelas melhores condições de pagamento, venha até a Carioca Pneus!

Até a próxima!

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora