Fale com um de nossos atendentes:

Pneu Pirelli Formula Energy: Qual a durabilidade?

Quando buscamos um pneu novo, é importante procurar saber se ele irá proporcionar economia de combustível, conforto ao dirigir, e se terá boa durabilidade. Mas como aferir isso corretamente?

Ao optar por uma boa marca, como a Pirelli, já sabemos que receberemos um produto confiável e de qualidade. Mas a durabilidade, aderência, economia e conforto sonoro são características que variam conforme os modelos.

Pensando nisso, hoje veremos qual é a durabilidade dos pneus da linha Formula Energy, como conferir esta característica corretamente, entre várias outras coisas. Fique com a gente e acompanhe!

 

Como medir a durabilidade dos pneus

A forma mais prática e segura de se saber a durabilidade de um pneu é utilizando uma medida que vem estampada no pneu, com o nome TreadWear. Esta medida tem variação de 60 a 700, sendo que quanto maior for o número, maior a durabilidade do pneu.

Ou seja, um pneu de índice 60 tem baixa durabilidade, ao passo que um de índice 620 tem altíssima durabilidade. O que você não deve fazer, é usar o TreadWear de pneus de diferentes marcas como parâmetro de comparação. Porque?

São as próprias fabricantes que atribuem as notas, dessa forma um pneu com índice 100 de uma marca pode ter maior durabilidade que um pneu de índice 200 de outra. Utilize o índice para comparar pneus de mesma marca.

 

Indicador TWI

O indicador TWI (Tread Wear Indicator) está nos pneus para auxiliar o motorista a perceber que a hora da troca está chegando. Ele está presente na banda de rodagem dos pneus, por entre os sulcos, que são os responsáveis pelo escoamento da água da pista.

Quando os sulcos atingem a marcação do TWI, significa que o pneu já atingiu 1.6mm de desgaste, ou seja, o desgaste máximo permitido. Circular com ele neste estado pode gerar multa grave e até 5 pontos na carteira.

 

Pirelli Formula Energy: Duração

A linha Formula Energy foi criada pela Pirelli para divulgar seus produtos no mercado de pneus mais econômicos, ou seja, são pneus conhecidos como segunda linha.

Não entenda isso de forma pejorativa, afinal, são produtos com o selo de qualidade Pirelli, portanto possuem tecnologia e são muito confiáveis. Quanto à sua durabilidade, o índice TWI desta linha é 180.

A vida média de um pneu vai variar entre 25 e 40 mil km, tudo isso dependendo da forma que você dirige. Se você é uma pessoa que tem uma condução mais moderada, o pneu pode durar mais, se você exige mais do veículo, os pneus se desgastam mais rapidamente.

Outra coisa que pode aumentar ou diminuir a vida útil dos pneus significativamente é a manutenção correta dos pneus. Portanto, para que seus pneus durem mais:

  • Calibre-os frequentemente, seguindo sempre as orientações do fabricante;
  • Faça o rodízio dos pneus, para promover um desgaste igual entre eles;
  • Faça o alinhamento e o balanceamento das rodas do carro;
  • Evite colocar sobrecarga de peso no veículo.

E estas foram nossas dicas de hoje, esperamos ter ajudado! E claro, confira este e outros modelos nas nossas lojas! Até a próxima!

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora