Pneus Remold:  Esse tipo de pneu é uma forma sustentável de reaproveitamento de materiais, e também é uma opção econômica para a troca dos pneus do carro.

Cada vez mais alternativas sustentáveis são buscadas para ajudar o meio ambiente, e assim produzir uma menor quantidade de lixos.

O ramo automotivo tem se empenhado também e procurado criar alternativas sustentáveis de reaproveitamento dos equipamentos produzidos, um bom exemplo é o reaproveitamento de pneus.

Antes os pneus que eram descartados após seus usos, eram jogados diretamente no lixo, produzindo material que levaria anos e anos para se decompor.

Pensando nisso, surgiram então algumas alternativas para o reaproveitamento desses materiais.

Algumas opções encontradas foram a criação de pneus recauchutados, recapeados e os pneus remold.

Esse tipo de pneu é uma forma sustentável de reaproveitamento de materiais, e também é uma opção econômica para a troca dos pneus do carro.

É importante fazer a troca dos pneus com frequência, o desgasta máximo que é permitido dos sulcos dos pneus por órgãos reguladores é de 1,6mm.

Após isso é necessário que faça a troca com urgência, a fim de evitar riscos para a sua segurança.

Entenda de uma vez a diferença entre os pneus recauchutados, recapados e pneus remold

Algumas dúvidas podem surgir em relação a diferença desses três tipos de pneus, para que fique claro de uma vez por todas entenda:

  • Recauchutagem de pneus: é o processo feito em pneus que utiliza a aplicação de uma borracha não vulcanizada.
  • Recapagem de pneus: esse processo utiliza borrachas vulcanizadas nos sulcos dos pneus e também borrachas que não são vulcanizadas no restante.
  • Pneus remold: Utilizam um processo mais completo, em que é feito toda a reestruturação do pneu. Resumidamente podemos dizer que a primeira etapa de fabricação de um pneu remold é produzido um pneu recauchutado, na segunda etapa um pneu recapado e na terceira é finalizado e produzido um pneu remold.

Pneus Remold: O que é, e qual o processo de fabricação?

Os pneus remold são uma forma que o setor automotivo encontrou de fazer a reciclagem de pneus, produzindo um material com melhor qualidade do que os recauchutados e recapados.

Ele é produzido a partir do reaproveitamento de pneus antigos com no máximo 7 anos de uso, e é então feito a sua reestruturação completa, passando por um processo complexo e criterioso.

Por isso, é importante a escolha e compra de pneus remold de empresas sérias e de confiança.

Processo de fabricação:

Os pneus usados são selecionados e passam por uma primeira inspeção, assim são selecionados alguns que seguirão para o processo de inflagem, a seguir é feita uma nova avaliação e é feito então reparos necessários que possa surgir.

Os pneus que são aprovados nessa etapa, seguem para o processo de raspagem do talão e da banda de rodagem (a banda de rodagem é a parte inferior do pneu que fica em contato direto com o solo).

Então é apagado o número de sério do pneu, nome do fabricante, ano de fabricação e todos os outros dados.

Com o pneu já liso, é iniciado então o processo de criação de uma nova banda de rodagem, para isso é adicionado uma nova banda de rodagem e uma borracha anti quebra na lateral dos pneus.

A partir daí os pneus seguem para o processo de vulcanização, que permite que a camada anterior se incorpore.

Com os pneus já vulcanizados, eles seguem então para uma estação de limpeza e é feita uma ultima inspeção.

Com a aprovação dessa inspeção os pneus já estão prontos para a venda e utilização do consumidor.

Vantagens do Pneu Remold:

  • Costuma ser até 50 % mais barato que um pneu novo;
  • Apresenta um bom desempenho para rodar dentro de cidades e com uma velocidade média (abaixo de 90km/h);
  • É aprovado pelo Inmetro;
  • Alternativa sustentável graças ao aproveitamento das carcaças de pneus antigos.