Um bom motorista sabe da importância da correta calibragem dos pneus. Afinal, pneus com pressão em excesso ou falta de pressão podem não apenas desgastar precocemente os pneus, mas comprometer a dirigibilidade do veículo.
Portanto, existem padrões e limites para cada medida de pneu. No artigo de hoje, iremos mostrar a maneira correta de se calibrar os pneus, mostrar dicas e muito mais. Fique com a gente e acompanhe!
Os pneus do tipo 175/65 R14 são muito indicados para uso urbano, e em sua maioria são utilizados em carros mais compactos, como hatchs e sedãs médios. Entregam bastante estabilidade e economia.
Como dito anteriormente, a calibragem tem padrões e limites, e possui um cálculo específico, que deve levar em conta o número de ocupantes do veículo e a temperatura externa.
Portanto, se o veículo conta com dois ocupantes (motorista e um passageiro), a calibragem recomendada para pneus de medida 175/65r14 é de 28/29. Porém, se você for viajar com muito mais peso, seja por uma quantidade de pessoas ou por conta de um bagageiro cheio, esse número varia um pouco, indo para 28/30.
Como mencionamos, a pressão errada pode prejudicar a sua direção e desgastar precocemente os pneus.
E não só isso, uma série de outros problemas podem aparecer, como desgaste e quebra de componentes ligados diretamente aos pneus, diminuição da estabilidade nas curvas e trocas de faixa, direção pesada, entre vários outros problemas.
Por esses e vários outros motivos, sempre calibre seguindo as instruções do fabricante dos pneus.
Segundo o manual do carro, geralmente existem dois tipos de pressão: o de carga mínima, considerando dois ocupantes (motorista e um passageiro), e o de carga máxima, considerando vários ocupantes e o bagageiro cheio.
Por isso, ao calibrar sempre lembre-se do peso que o veículo está carregando. Os valores de carga mínima e máxima nesse caso seriam 28/29 e 28/30, respectivamente.
A pressão indicada pelos fabricantes é para os pneus em temperatura ambiente ou próximo disso, portanto quando for calibrar os pneus, é importante se certificar de ter dirigido pouco mais de 3 quilômetros até chegar no posto.
Caso isso não seja possível ou você só lembre de calibrar depois, lembre de colocar 2 psi a mais que o recomendado pelo fabricante.
Lembre-se de quando for calibrar os pneus, também fazer a calibragem do seu estepe. É muito importante que ele esteja em boas condições para qualquer tipo de emergência, afinal nós nunca sabemos quando iremos precisar utilizá-lo.
E essas foram as dicas de hoje! Para fazer sua calibragem de modo profissional, venha até a Carioca Pneus!
Esperamos ter ajudado e até a próxima!
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