O sistema de suspensão automotiva é o sistema responsável pela estabilização de impactos do solo, sendo importante para a segurança e bom funcionamento de outras partes do veículo.
O amortecedor é uma das peças principais do sistema de suspensão de um veículo. Os amortecedores são responsáveis por dar estabilidade ao veículo, amortecendo os movimentos da suspensão, tornando a direção do veículo mais confortável.
Os problemas de desconforto ao dirigir podem ser causados por diversos movimentos de instabilidade que o carro executa durante a condução em uma viagem.
Em vias com pavimentação deficientes, com buracos e sobressaltos, por exemplo, o amortecedor funciona como um isolante de movimento, suavizando os solavancos que as rodas do carro estão transmitindo para o chassi e também para motorista e passageiros.
Os amortecedores também têm a função de manter as rodas em contato permanente com o chão. Quando o carro freia, os amortecedores da frente são solicitados a absorver a energia mecânica causada pelo deslocamento do centro de gravidade do carro para frente. A inércia do chassi tendendo a ir para frente também solicita os amortecedores traseiros, que evitam que as rodas saiam do chão.
Os amortecedores Cofap/ Magnetti Marelli tipo Turbogás são os ideais para o automóvel Fiat Siena, em todos os modelos.
A Marelli Cofap do Brasil Ltda. é uma empresa especializada no segmento da reposição de peças automotivas, e além do amortecedor Turbogás para o carro Fiat Siena, fabrica e comercializa todas as peças que compõem o sistema de suspensão deste automóvel.
Também conhecidos como amortecedores pressurizados, que de acordo com o fabricante podem receber o nome comerciais, como é o caso do Turbogás, registrado pela Cofap.
São amortecedores a gás comprimido. Esse tipo utiliza o nitrogênio pressurizado como alimentador, porém esse amortecedor acaba por possuir tanto gás como óleo como ingredientes de sua resistência.
Nele o gás é então injetado utilizando a pressão, que ao entrar em contato com o lubrificante vai dificultar a espuma, que fazem com que o carro perca desempenho e eficiência. O óleo e o nitrogênio não reagem e ao longo do uso, o amortecedor mantém sua função sempre uniforme, independente da solicitação que receba.
O amortecedor à gás apresenta uma dinâmica mais potente e estável em sua condução, deixando o veículo mais aderente em estradas rudimentares.
O amortecedor a gás é mais firme, de ação uniforme e vida útil maior
Alguns técnicos em mecânica recomendam trocar todo o sistema de amortecedores a cada 40 mil quilômetros. Outra grande maioria de especialistas não concorda, pois o tempo de vida de um determinado componente da suspensão pode ser maior ou menor dependendo da condução feita pelo motorista e pelo tipo de solo no qual o carro costuma andar.
Observe esses cinco sinais, que seu carro pode apresentar quando precisar fazer a troca de amortecedores:
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Esperamos ter ajudado e até a próxima dica!
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