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Rodízio de pneus: Precisa alinhar?

Uma das técnicas utilizadas para se prolongar a vida útil dos pneus é o rodízio, e ela é bastante simples, se tratando da simples alteração da posição dos pneus do carro.

Contudo, existem algumas regrinhas que devem ser seguidas ao se fazer o rodízio, e alguns questionamentos que ficam, como se é necessário fazer o alinhamento e o balanceamento.

Hoje tiraremos essas dúvidas, veremos como deve ser feito o rodízio de pneus de forma correta, entre várias outras dicas, por isso fique com a gente e acompanhe!

 

Rodízio de pneus: Precisa alinhar?

A prática do rodízio, apesar de não ser obrigatória, é inclusive recomendada por grandes empresas como Bridgestone e Michelin, que afirmam ser uma forma de aumentar a durabilidade dos pneus.

Agora, é importante saber como fazer o rodízio, pois cada tipo de pneu pede um reposicionamento diferente, confira:

 

Pneus simétricos bidirecionais

Conhecidos também como pneus comuns, os pneus simétricos podem ser instalados em qualquer posição no veículo, seja na esquerda ou direita da traseira ou dianteira. Dessa forma, para se obter um rodízio mais eficiente, recomenda-se um rodízio em “X”.

O rodízio em “X” nada mais é que, trocar a roda dianteira direita pela traseira esquerda, e a traseira direita pela dianteira esquerda, formando assim, um “X”.

 

Pneus unidirecionais

O pneu unidirecional conta com um design em sua banda de rodagem em apenas um sentido de rodagem. Ou seja, caso seja montado errado o pneu vai perder parte da sua eficiência, além de desgastar mais rapidamente.

O rodízio deste modelo é mais simples, basta trocar as rodas dianteiras pelas traseiras e vice-versa, e claro, sempre observando o sentido correto da rodagem dos pneus.

 

Pneus assimétricos

Semelhantemente aos pneus unidirecionais, os assimétricos possuem um design diferente também. Só que ao invés de terem um sentido único, eles possuem parte do desenho voltada para a carroceria.

Dessa maneira, ao montar os pneus assimétricos, é importante prestar atenção nas partes “externas” e “internas” do pneu, pois da mesma forma que os pneus unidirecionais, se montadas erradas terão performance e durabilidade prejudicadas.

O rodízio destes pneus é feito de mesma maneira, apenas trocando os pneus traseiros pelos dianteiros, mas sempre respeitando as partes voltadas para os lados certos.

 

É necessário alinhar?

Sim, sempre que você fizer o rodízio de pneus, faça também o alinhamento e o balanceamento das rodas. Verifique também a pressão dos pneus, sempre seguindo o manual do fabricante, e veja como estão as condições das válvulas de ar.

Outra boa recomendação é procurar nas rodas, por alguma trinca ou amassado nas laterais.

 

Quando fazer o rodízio?

Não existe um momento ou quilometragem certa para realizar o rodízio. Porém, sempre que você perceber que o desgaste entre os pneus não está igual, é um bom momento.

De maneira geral, o rodízio é recomendado entre 5 e 10 mil quilômetros. Você pode aproveitar quando for trocar o óleo do motor e fazer o rodízio, pois a periodicidade é bem parecida.

E essas foram as nossas dicas de hoje sobre rodízio de pneus! Esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto, e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-a nos comentários! Até a próxima!

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