Você pode não acreditar, mas o sistema de suspensão a ar, ou pneumático como também é conhecido, foi desenvolvido há mais de 120 anos. Em 1946, a Firestone desenvolveu uma suspensão a ar mais confiável, a Stout Scarab Experimental.
Nos anos 50, a General Motors foi uma das primeiras montadoras a utilizar a suspensão pneumática em seus carros de passeio, e anos depois outras montadoras também passaram a utilizar suspensões a ar.
Agora fica o questionamento: Como funciona a suspensão pneumática?
A suspensão pneumática é composta pelos seguintes itens:
As bolsas são feitas de um material elástico, como uma borracha sintética trefilada ou de poliuretano. O equipamento pode ser controlado tanto pelo motorista, quando julgar necessário, quanto por sensores, que monitoram a pressão do ar, rigidez da suspensão e a altura do carro.
O motorista pode alterar a pressão de cada bolsa individualmente. Para que isso seja possível, é necessário que as molas do veículo sejam retiradas e substituídas por bolsas de ar, que farão o ajuste da altura do carro.
Quando as bolsas são infladas e retém o ar, o carro é levantado, e quando o equipamento é acionado, o ar expelido e as bolsas se esvaziam, e o veículo perde altura.
Um dos pontos positivos inegáveis é a facilidade de regular a suspensão conforme a situação da superfície. Para carros que levam maior quantidade de carga, como pickups e caminhonetes, é também muito bom, pois melhora a dirigibilidade e a maciez ao rodar.
Porém existem pontos negativos, como o valor alto da instalação e da manutenção, além do fim da originalidade do veículo. Portanto, é importante pesar bem as escolhas antes de fazer qualquer alteração pesada no carro.
Vale ressaltar que mudanças na altura do veículo alteram a aerodinâmica do mesmo. Portanto o arrasto pode aumentar, e consequentemente a redução do desempenho e um aumento do consumo podem acontecer.
A durabilidade das suspensões pneumáticas, no Brasil, é um assunto complexo de responder, principalmente quando elas não são originais do veículo. Isso porque aqui nós temos tipos diversos de pavimentação, que em muitos casos não estão bem conservados, o que dificulta ainda mais a situação.
Suspensão a ar, como já dito, não é um artigo muito barato. Conjuntos mais básicos, sem compressor, custam em média de R$1.500,00 a R$2.000,00. Já um kit mais completo, com compressor, varia de R$4.000,00 a R$5.000,00. Todos os valores já estão contando com a mão de obra de instalação.
É válido ressaltar que, além de trocar o equipamento, você ainda deve ir no DETRAN, para fazer a mudança no documento do veículo. Os valores das taxas estão disponíveis no site do DETRAN.
E essas foram as nossas dicas sobre as suspensões pneumáticas! Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre o assunto, e caso tenha ficado algum questionamento, deixe-o abaixo!
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Até as próximas dicas!
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