Fale com um de nossos atendentes:

Tipos de Amortecedores: Conheça mais

Os amortecedores são um componente importante de qualquer sistema de suspensão de um veículo, a maioria dos veículos possui um amortecedor para cada pneu. Cada amortecedor fornece força e funcionalidade significativas para o sistema de suspensão de um veículo.

Amortecedores são de extrema importância para uma condução de qualidade aprimorada e melhor manuseio do veículo.

Vamos agora te apresentar quais são as características dos principais tipos de amortecedores.

 

Tipos de Amortecedores

Amortecedores Hidráulicos

Os amortecedores hidráulicos consistem em um sistema formado por óleo lubrificante e ar. Cada uma dessas substâncias fica em um reservatório específico dentro do pistão, proporcionando uma eficiente capacidade de amortecimento.

A conservação dos amortecedores depende de alguns cuidados que devem ser observados pelo motorista. O uso intenso do sistema de suspensão pode fazer com que o óleo se misture com o ar, formando bolhas e reduzindo a eficácia dos amortecedores. A formação de bolhas, também faz com que a peça tenha uma corrosão mais acelerada, fazendo com que a vida útil dos amortecedores seja diminuída.

Com uma composição simplificada, os amortecedores hidráulicos são a opção mais acessível e comum, presentes em grande parte dos veículos de passeio.

 

Amortecedores a Gás

Nos amortecedores a gás, o ar é substituído por nitrogênio pressurizado. O nitrogênio trabalha em conjunto com o óleo lubrificante para aumentar o desempenho e a durabilidade do componente.

Sua maior resistência aos movimentos, aderência à pista e estabilidade na direção são suas principais características. Não ocorrem reações entre o óleo e o nitrogênio e isso faz com que a atuação do amortecedor a gás seja sempre uniforme, independente de seu uso mais ou menos intenso.

A ausência de oxigênio ajuda a aumentar a vida útil dos componentes internos, não havendo riscos de oxidação.

 

Amortecedores Eletrônicos

Presentes em diversos carros de luxo no mercado atual, os amortecedores eletrônicos são dotados de alta tecnologia. Funcionam por meio de um sistema de comandos eletrônicos adaptados ao funcionamento de acordo com as condições que o veículo é submetido.

Nos amortecedores eletrônicos, o sistema controla cada uma das rodas de maneira individual, mantendo contato uniforme com o solo mesmo em curvas ou variações bruscas de direção. Os comandos são enviados em frações de segundos, regulando a quantidade de amortecimento necessária para que o veículo permaneça estável.

Os amortecedores eletrônicos, se ajustam a diferentes tipos de uso, por suas configurações predefinidas, impelindo o amortecimento ideal de maneira automática em diversas situações, resultando em mais conforto e segurança ao dirigir.

Esse sistema de suspensão é também conhecido como sistema de suspensão ativa, exige do veículo energia e são voltados para utilitários, SUVs e veículos de carga, sendo também uma opção mais cara ao fazer a manutenção.

 

Quando Fazer a Manutenção dos Amortecedores?

As recomendações são de que os amortecedores sejam substituídos a cada 50 mil km mas, essa estimativa deve levar a outros fatores, como por exemplo a forma de utilização do veículo. O uso intenso, sem maiores cuidados, fará com que os amortecedores tenham uma vida útil mais curta.

Para garantir os seus amortecedores pelos melhores preços do mercado, entre em contato com a Carioca Pneus: (21)4040-4701

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora