Fale com um de nossos atendentes:

Você já conhece a história da Pirelli?

Mundialmente conhecida, a história da Pirelli começou em Milão em 1892 e se tornou a quinta maior empresa em venda de pneus, mantendo-se entre as melhores com produtos que unem design, inovação e qualidade diferenciada.

Uma das maiores empresas italianas que existe, a Pirelli começou pequena e é exemplo de inspiração e sucesso para muitos estudiosos e empreendedores.

história da Pirelli teve início em um negócio familiar, com o jovem Giovanni Battista Pirelli, então com apenas 24 anos, e seu primo Leopoldo, com ideias de gestão e negócios inovadores para aquela época.

Enquanto Leopoldo se dedicava no desenvolvimento de produtos, Giovanni Pirelli focava na gestão e no crescimento do negócio. E antes que a empresa completasse 10 anos de existência, seus produtos já estavam sendo comercializados internacionalmente.

Iniciaram com a produção de borracha e rapidamente investiram, também, na produção de cabos, que abasteceram as companhias de eletricidade e telefonia.

Antes de completar um ano de sua inauguração, Giovanni Pirelli percebeu o exponencial crescimento da utilização da borracha na Itália. Seu principal produto ainda não eram os pneus, porém a popularização dos automóveis chamou a sua atenção.

No início da história da Pirelli e por, pelo menos, sete anos, seu principal foco eram os cabos de eletricidade e telefonia. Expandiu internacionalmente, desenvolveu tecnologia para cabos submarinos e adquiriu conhecimento suficiente sobre borracha e produtos vulcanizados.

Em 1890, a Pirelli começou sua produção de pneus de bicicleta, inaugurando a primeira fábrica de pneus da Itália, e em 1900 já produzia consideráveis quantidades de pneus de automóveis.

Nos anos seguintes, seu crescimento foi constante e seus pneus chegaram a quase toda a Europa. Em 1917, a Argentina recebeu a primeira fábrica Pirelli. Tornando a marca também conhecida e valorizada no continente Americano.

Pirelli

 

A trajetória da Pirelli

Com perfil bastante empreendedor, Giovanni e Leopoldo conquistaram o mercado de pneus não apenas pela ousadia ou visão de negócio, mas também pela inovação que promoveram no setor.

Responsável pela parte de desenvolvimento dos produtos, Leopoldo dedicava-se a estudos de melhoria e pesquisas, sempre alinhando o que a sociedade demandava com os controles e negociações de Giovanni.

Ainda que pouco comum para a época e para o negócio que tinham em si, a dupla sempre investiu em pesquisa e desenvolvimento, seja na busca pelos melhores processos e materiais como também pela busca dos melhores profissionais.

Os negócios cresciam conforme a família, e os filhos de Giovanni logo chegaram para contribuir com a empresa, sem nunca deixar de buscar por novidades e melhorias.

Na década de 20, a empresa deixou de ser apenas um produtor e se tornou um investimento propriamente dito e suas diversas atuações passaram a fazer parte de um grupo.

Apesar do cenário precário da Itália após as Primeira e Segunda Guerra, a mistura de boas estratégias de negociação, parcerias e a herança de uma gestão de excelência, fizeram com que a Pirelli passasse pelo período de recessão com sucesso.

Com a cultura de pesquisas, melhorias e buscas por novas oportunidades de negócios, mesmo com um cenário precário, a empresa conseguiu inovar e empreender em seus produtos, fabricando, por exemplo, pneus de tecido e cabos capazes de transportar óleo.

Com a seguinte revolução industrial, a historia da Pirelli permaneceu tão forte quanto seus resultados.

A grande lição do grupo e da história da Pirelli se dá, principalmente, na visão a longo prazo e na dedicação em juntar qualidade, inovação e gestão impecáveis. Tal postura é visível em seus produtos e posicionamento no mercado mundial ao longo dos seus quase 150 anos de existência.

Gostou? Quer tal ver nossas opções de pneus Pirelli

 

 

 

© Copyright 2021 Carioca Pneus
- Todos os direitos reservados

Atendimento

Ligue Agora